Páginas

05/05/2013

TEMPO DE DÚVIDAS, TEMPO DE ESPERAR


Tempo de dúvidas, tempo de esperar

Ao longo de nossa vida nos deparamos com dúvidas, anseios, que, por vezes, demoram para desaparecer  da mente e do coração. A dúvida tem o seu valor, porque ela demonstra que não ficamos paralisados com o tempo, que não nos acomodamos com as imposições que sofremos da sociedade, inclusive com as obrigações que nós mesmos nos fazemos. Duvidar é, antes de tudo, permanecer inconformado com a realidade que paira sobre o nosso existir. Neste momento devemos nos aprofundar, buscar o autoconhecimento, reconhecer quem realmente somos e não simplesmente nos desesperarmos diante dos desafios que se apresentam.
Já diria Nietzsche, in. “ECCE HOMO”: “Não é a dúvida, é a certeza que enlouquece”. Imagine se tivéssemos certeza do que iríamos fazer, qual carreira deveríamos seguir, qual caminho o correto, desta forma, a vida seria uma mera resignação, aceitação, seríamos limitados.  Caso permanecêssemos acomodados que graça teria nossa existência? É a capacidade que temos de nos indignar com os nossos limites, que nos permite ir além; caminhar por outras vias ainda não conhecidas. O bom da vida é viver, descobrir e se redescobrir a cada momento.
Todos nós possuímos dúvidas, aflições, medos, mas diante das adversidades olhemos para o céu e vejamos quão belas são as estrelas. A esperança é uma virtude divida, saber esperar é a busca humana.  S. Francisco, meu padrinho, em sua oração diz: “onde houver dúvida, que eu leve a fé”. A fé é própria do ser humano, na capacidade de transcender nossos limites. Portanto, caminhemos e, se “quebrarmos a cara”, pelo menos tenhamos a certeza da tentativa e não a amargura do medroso. Ao menos tentamos e sabemos que aquilo não seria o melhor, ao menos naquele momento. Portanto, vivamos cada dia, valorizando cada momento. Como diria Paul McCartney: “Somente o tempo irá dizer se estamos certos ou errados”.

Nenhum comentário: