28/04/2013
SOBRE O CONHECER
Sobre o Conhecer
Hoje, 28 de abril, a Igreja comemora o Domingo do Amor. Nas leituras são demonstrados a importância do sofrimento para se chegar a este amor. Deste relacionamento existente entre o amor e o sofrimento, percebe-se a presença do conhecimento. Um mesmo objeto vem nos trazer sentimentos que, aparentemente, se distanciam, mas são necessários à vida humana.
O sofrimento serve para mostrar o ser humano a sua realidade, ou seja, quem ele realmente é. Quando passamos a nos conhecer e nos deparamos com as nossas próprias mazelas e observamos os aspectos em que degradamos a nossa própria existência, seja em atos, palavras ou omissões, sofremos. O sofrimento não é algo que deve ser rejeitado, mas deve ser vivido, aproveitado, pois é neste instante em que o coração humano, enquanto dilacerado, deve ser conhecido. Como costumo dizer: "rasgar" o coração é necessário, pois quando você o dilacera está começando a prepará-lo para colocar algo novo, a fim de chegarmos a também observarmos "um novo céu e uma nova terra". O céu e a terra que estão presentes no coração humano.
Ao prepararmos o nosso coração para uma nova realidade, abrindo o nosso coração para o nosso conhecimento, somos capazes de acolher a nós mesmos, ao outro e, sobretudo, a Deus - o amor. Sob estes aspectos é dito que "Deus enxugará toda lágrima dos seus olhos", não simboliza que nunca sofreremos, pois o autoconhecimento deve ser algo constante. Deus não é algo que está fora, mas sim sempre presente, se revela por meio dos amigos, da família, dos relacionamentos, da capacidade que possuímos em lidar com a nossa realidade.
Pelo conhecimento, gerando sofrimento e dor, podemos alcançar o real mandamento do amor. Que Papai do céu abençoe o caminhar de todos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário